7 dicas para prevenir lesões musculares.

As lesões esportivas são muito comuns tanto em atletas profissionais como em amadores.

Vemos nos noticiários diversos jogadores lesionados que precisam se afastar do esporte para se recuperar. Mas o que causam esse tipo de lesão, como evitá-las e tratá-las?

Os músculos podem sofrer lesões musculares por traumas direto, quando acontece após um grande impacto, ou indireto, quando há sobrecarga de peso. O primeiro tipo de lesão é conhecida como distensão muscular, ela ocorre quando há uma ruptura no músculo. A pessoa sente uma forte fisgada no local e, geralmente, como a lesão é mais grave, necessita de um longo período de recuperação.

Já o segundo tipo de lesão, quando há sobrecarga no tecido muscular, é nomeada de contraturas musculares. Elas acontecem quando a pessoa faz exercícios muito bruscos ou quando exageram na carga de peso e na quantidade de exercício diária. O músculo fica contraído e não volta ao seu estado normal, gerando dor.

A recuperação depende do nível da gravidade da lesão que pode ser 1, 2 ou 3. Nos casos mais graves a lesão pode romper 75% ou mais do músculo e necessitar de cirurgia. Nos casos mais leves a recuperação exige repouso, uso de anti-inflamatórios e, posteriormente, caso haja necessidade, fisioterapia.

Para evitar as lesões é preciso tomar algumas providências, confira a seguir:

  • Fazer alongamento antes e depois das atividades físicas.
  • Fazer aquecimento, como uma caminhada, antes de começar os exercícios.
  • Fazer os exercícios acompanhados de um profissional que oriente os movimentos, posições e cargas de peso corretas.
  • Revezar os exercícios dia após dia para não sobrecarregar um músculo só.
  • Caso sinta dor durante o exercício, pare de fazê-lo e avise seu treinador para que ele possa substituí-lo por outro.
  • Evitar jogar futebol em quadras de grama sintética.
  • Manter uma dieta saudável.
  • Beber bastante água durante o dia todo

 

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