A profissão do podólogo e suas especializações

Conheça a profissão do podólogo e suas especializações

A profissão do podólogo é relativamente nova no mercado de trabalho. Segundo a Associação Brasileira de Podólogos (ABP), foi na década de 70 que surgiu o primeiro curso técnico de podologia devido à exigência do mercado para contratar profissionais com certificado.

Com a criação do curso, a profissão ganhou mais visibilidade e surgiu a necessidade de debater diversos assuntos sobre a área. Então, em 1991, a ABP organizou o primeiro Congresso Brasileiro de Podologia.

Com o passar dos anos, a profissão foi se diferenciando de demais funções parecidas: a manicure/pedicure ficou voltada à estética e o podólogo à saúde, e ganhou cada vez mais espaço no mercado de trabalho devido ao aumento da expectativa de vida e necessidade de cuidados especializados com os pés dos idosos.

Atualmente, o podólogo pode atuar em salões de beleza, SPAs, hotéis, academias, clubes, em clínicas especializadas, atendimento em domicílio, postos de saúde e também em hospitais.

Inclusive, a enfermagem podológica e podologia hospitalar vem crescendo muito e vários cursos especializados na área passaram a ser oferecidos. Essa área da podologia é focada no atendimento de casos de infecções, má circulação, pé diabético (doenças recorrentes principalmente em idosos) e problemas decorridos de excesso de prática esportiva.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a profissão, caso tenha interesse em se formar ou se especializar em alguma área da podologia, procure um curso mais perto de você!

 

 

 

 

 

 

 

Aprenda os 5 passos para obter o PÉ PERFEITO aplicando a metodologia SPA DO PÉ!

1 Comentário

  1. Adorei o seu site muito interessante. Vou acompanhar mais vezes suas postagens. um beijo da Déia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *