O Hábito de Roer as Unhas

O Hábito de Roer as Unhas
por Rosana Ribeiro

O hábito de roer as unhas é conhecido cientificamente como onicofagia, que pode trazer sérias lesões às unhas e também para a região envolta delas, pois há centenas de pessoas que roem as unhas que muitas vezes chegam até sangrar.

Roer as unhas trazem conseqüências sérias como deformidades e até mesmo a destruição definitiva das unhas, pois caso ocorra algum grande dano na matriz da unha, ela não pode se recuperar mais, mesmo que a pessoa deixe de roê-las.

Há também o problema de infecções bacterianas e virais que podem prejudicar a área do contorno da boca, dos dedos e das cutículas.

Infelizmente para os roedores de unha, o hábito de roer as unhas podem fazer mal ao aparelho digestório  sendo que as bactérias podem causar infecções na garganta,na boca,ao estômago e ao intestino.
Existem vários relatos da área de odontologia em que este hábito causou oclusão dos dentes, desgate no esmalte dos dentes tornando-os mais frágeis com relação às cáries.

Há atualmente diversos ‘remédios’, ou melhor, esmaltes com gosto ou/e receitas caseiras para afastar as unhas da boca, sendo que os métodos caseiros nem sempre funcionam, pois causam apenas aumento da ansiedade do indivíduo,alergias e traumas desnecessários.

O tratamento da onicofagia requer acompanhamento psicológico, pois a maioria das causas são principalmente a ansiedade, sendo que roer as unhas é o método utilizado para aliviar essa ansiedade.
Quando é utilizado algum produto sistêmico, por exemplo, a pessoa pode buscar outra forma de aliviar a ansiedade correndo o risco de comer mais, ingerir diversos calmantes, jogar e até mesmo beber e fumar em excesso.

Então conclui-se que o melhor tratamento deve ser multidisciplinar acompanhado por um psicólogo,onde analisará todas as causas prováveis que o levem a roer as unhas.Ficando os profissionais da área da saúde,como os podólogos avaliarem qual melhor tratamento local.

Em casos de extrema gravidade a intervenção médica se faz necessária.

Maiores informações em: Rosa Podologa

Compartilhe este artigo com os seus colegas pelo Facebook, Twitter, E-mail, clicando nos botões abaixo. Escolha onde e como quer compartilhar! Se preferir, você pode adicioná-lo aos seus favoritos!

Aprenda os 5 passos para obter o PÉ PERFEITO aplicando a metodologia SPA DO PÉ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *