Calêndula

Calêndula
Série plantas medicinais


Calendula officinalis
, conhecida como calêndula ou margarida é uma planta do gênero Calêndula. Era usada na Grécia, Roma, Arábia e Índia antigas como planta medicinal bem como corante têxtil, corante alimentar e em cosméticos.

As folhas e pétalas da calêndula são comestíveis, sendo as pétalas adicionadas aos pratos como guarnição em substituição do açafrão. As folhas podem ser doces mas são geralmente amargas, e podem ser usadas em saladas.
Trata-se de uma planta bastante cultivada e cresce facilmente na maioria dos solos. No Brasil, a calêndula adaptou-se facilmente, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.

Muito utilizada na indústria farmacêutica. Conta-se que na guerra civil americana, os médicos que atuavam nos campos de batalha utilizavam as flores e as folhas da calêndula para tratar os ferimentos dos soldados. Anos mais tarde, a ciência comprovou os efeitos que aqueles médicos conheceram na prática.

A Calendula officinalis é usada no tratamento de problemas de pele e da dor, como bactericida, antisséptico e anti-inflamatório. As pétalas e o pólen contêm ésteres triterpenóides (anti-inflamatório) e os carotenóides flavoxantina e auroxantina (antioxidantes e origem da coloração amarelo-laranja). As folhas e os caules contêm outros carotenóides, sobretudo luteína (80%) e zeaxantina (5%) e beta-caroteno. Os extractos da planta são também muito usados em cosméticos, presumivelmente devido à presença de compostos como saponinas, resinas e óleos essenciais.
A Calendula officinalis é uma planta que, desde 2009, foi reconhecida pelo Ministério da Saúde do Brasil como possuidora de propriedades fitoterápicas.
Além disso, a calêndula está presente na fórmula de alguns xampus para cabelos claros, pois sabe-se que o extrato dessa planta contém, assim como a camomila e a macela, um pigmento amarelo responsável por acentuar a cor dos cabelos de tons castanho claro a louro dando-lhes reflexos dourados de forma natural e gradual.
De uma forma geral, as propriedades e indicações da Calêndula são:
  • Emoliente
  • Restaurador da pele
  • Cicatrizante
  • Anti-séptica
  • Anti-inflamatória
  • Suavizante para pele sensíveis
fonte: autor e wikipedia.

Produto Shinsei recomendado que contém Calêndula:

Creme Alta Hidratação

Creme Alta Hidratação

Creme Alta Hidratação

Aprenda os 5 passos para obter o PÉ PERFEITO aplicando a metodologia SPA DO PÉ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *