O cimento cirúrgico utilizado na Podologia

O cimento cirúrgico utilizado na Podologia
por Rosana Ribeiro

O Cimento Cirúrgico e a Onicocriptose:

Vários profissionais de Podologia utilizam o cimento cirúrgico associado a outras substâncias como óleo de cravo, eugenol, óleo de melaleuca, entre outras.

Durante as minhas primeiras experiências com o cimento e o líquido que segue junto a venda, notei que alguns pacientes apresentavam reações alérgicas como coçeira e edema. Então passe a utilizar a eritromicina a 2&, 4%, que trouxe resultados satisfatórios sem nenhum caso até hoje de Dermatites.

Para pacientes que apresentam granulomas que possam comprometer nosso trabalho, é fundamental o curativo com cimento cirúrgico/Eritro pelo período de 24 a 48 horas, dependendo do caso.

Os pacientes relatam que:

Quanto a sensação de latejamento, dor ao pisar, obtiveram melhoria e conseguiram dormir a noite toda.

Passado o período estipulado, noto que o granuloma que antes cobria toda face ,seja proximal/lateral do hálux já apresenta sinais de leve cicatrização, menos secreção e melhor afastamento para intervirmos com a espiculaectomia. Neste período, já encontramos um paciente mais confiante em nosso trabalho. E nossa intervenção, gera melhores resultados com relação a dor.

Para finalizar, o paciente irá fazer curativos em casa, colocando uma mecha de algodão no local e aplicar a eritromicina 4 vezes ao dia, devendo retornar ao consultório nas datas estipuladas de acordo com cada caso, a cada 48 hrs ou 72 hrs, após este período, segue-se com o tramento descrito.

O Cimento Cirúrgico e as Onicoórteses

O cimento pode ser utilizado também para afastar a prega ungueal, pós granuloma para iniciar tratamento de correção da curvatura da lâmina, uma vez que o leito ainda se encontra dolorido. A Onicoórtese pode ser aderida à lâmina normalmente, passado o período no qual o processo de cicatrização se efetivou, podemos utilizar, caso necessário, a órtese acrílica, formando uma base sólida no leito lateral da lâmina; tornando rápido e satisfatório a correção da lâmina ungueal.

Aprenda os 5 passos para obter o PÉ PERFEITO aplicando a metodologia SPA DO PÉ!

Asamura

Fundador da Shinsei Cosméticos e do Centro Técnico Shinsei - CTS. Diretor Comercial e especialista em cosméticos naturais, terapias holísticas e negócios na Área de Beleza e Bem Estar.

Website:

9 Comentários

  1. Pingback: Artigos Técnicos de Podologia

  2. Elis

    Gostaria de estar sempre recebendo dica da podologia. Obrigada

  3. Carlos Feio

    Gostaria de ter mais informações sobre o uso do cimento cirúrgico.

    grato

  4. Kleydhe

    Gostaria de saber como tirar o cimento cirúrgico da unha, meu irmão fez um tratamento ontem, e hoje ele ñ está conseguindo remover o cimento de cima da unha, ja lavou com soro, e água morna e ñ saiu.

  5. lourival

    muito bom,sou podologa e gostaria de saber sobre o curso de lezerlo

  6. lourival

    gostaria de saber sobre o curso de lezer

  7. Adriana

    gostaria de saber sobre o curso de lezer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *