Como usar óleos essenciais?
Óleos essenciais: como utilizar?
Para se beneficiar de todas as propriedades terapêuticas que os óleos essenciais oferecem é possível usá-los de diversas maneiras, para escolher a mais adequada e saber como aplicá-los de forma correta, confira as dicas a seguir.
Aromatizador elétrico
Existem diversos modelos de aromatizador elétrico em que você pinga algumas gotas do óleo essencial de sua preferência e o aroma se dissipa no ar. Por meio da inalação das partículas, o corpo se beneficia das propriedades terapêuticas do óleo.
Spray
Pingue 120 gotas de óleo essencial em 3 colheres (sopa) de álcool , coloque a mistura em um spray (pulverizador) e complete o recipiente com água. Agite bem antes de usar e espalhe no ambiente ou nas roupas.
Banho de imersão
Coloque em um recipiente 1 colher (sopa) de óleo vegetal ou álcool de cereais e misture 5 a 10 gotas de óleo essencial. É possível misturar até 3 tipos de óleo essencial, pois mais do que isso corre-se o risco de alterar a estrutura molecular dos óleos e a ação no organismo passa a ser diferente da esperada. Despeje a mistura em uma banheira com água morna e relaxe.
Banho de chuveiro
Há 3 formas diferente de usar os óleos essenciais durante o banho: pingue até 5 gotas no canto do box para inalar o aroma durante o banho ou dilua 3 gotas do óleo essencial em 1 colher (sopa) de óleo vegetal e passe a mistura no corpo todo durante o banho ou, ainda, pingue 5 gotas do óleo em um recipiente com água e enxágue o corpo no final do banho com essa mistura.
Escalda Pés
Dilua 3 gotas de óleo essencial em 1 colher (sopa) de óleo vegetal ou álcool de cereais e misture em 4 litros de água (temperatura de sua preferência).
Massagem
Para usar os óleos essenciais em massagens relaxantes é preciso diluí-los em óleo vegetal na proporção de 20 gotas de óleo essencial para 30ml de óleo vegetal. Também é possível usar até 3 tipos de óleos essenciais juntos.
Compressas
Pingue 5 a 6 gotas de óleo essencial em 1 litro de água quente ou fria e use a mistura em bolsas de água ideais para compressas. Deixe a compressa agir por alguns minutos no local onde a ação é esperada.
Inalação
Coloque água bem quente em uma bacia e pingue de 3 a 5 gotas do óleo essencial. Cubra a cabeça e a bacia com uma toalha de banho e inale por alguns minutos o vapor. Proteja os olhos com uma máscara para evitar irritações. Uso recomendado para tratar sinusites e doenças do trato respiratório.
Shampoo e condicionador
Alguns óleos, como o de Melaleuca, trazem benefícios para o couro cabeludo e os fios e podem ser usados junto com o shampoo ou condicionador. Para esse tipo de aplicação, basta pingar de 2 a 3 gostas do óleo em uma palma da mão de shampoo ou creme neutro e massagear a cabeça.
Gargarejo
Pingue 2 a 3 gotas do óleo em um copo de água e faça gargarejo 2 a 3 vezes por dia. Recomendado para tratar dor de garganta, laringite e amidalite. Óleos indicados para esse tratamento: Melaleuca e Eucalipto.
Dicas Importantes sobre Aromaterapia
– Os óleos essenciais não podem ser ingeridos
-Devido a sua alta concentração, não é recomendado o uso do óleo diretamente na pele. Para evitar alergias e intoxicação é preciso diluí-lo em óleo vegetal.