Como usar óleos essenciais?

Óleos essenciais: como utilizar?

Para se beneficiar de todas as propriedades terapêuticas que os óleos essenciais oferecem é possível usá-los de diversas maneiras, para escolher a mais adequada e saber como aplicá-los de forma correta, confira as dicas a seguir.

Óleos essenciais

Aromatizador elétrico

Existem diversos modelos de aromatizador elétrico em que você pinga algumas gotas do óleo essencial de sua preferência e o aroma se dissipa no ar. Por meio da inalação das partículas, o corpo se beneficia das propriedades terapêuticas do óleo.

Spray

Pingue 120 gotas de óleo essencial em 3 colheres (sopa) de álcool , coloque a mistura em um spray (pulverizador) e complete o recipiente com água. Agite bem antes de usar e espalhe no ambiente ou nas roupas.

Banho de imersão

Coloque em um recipiente 1 colher (sopa) de óleo vegetal ou álcool de cereais e misture 5 a 10 gotas de óleo essencial. É possível misturar até 3 tipos de óleo essencial, pois mais do que isso corre-se o risco de alterar a estrutura molecular dos óleos e a ação no organismo passa a ser diferente da esperada. Despeje a mistura em uma banheira com água morna e relaxe.

Banho de chuveiro

Há 3 formas diferente de usar os óleos essenciais durante o banho: pingue até 5 gotas no canto do box para inalar o aroma durante o banho ou dilua 3 gotas do óleo essencial em 1 colher (sopa) de óleo vegetal e passe a mistura no corpo todo durante o banho ou, ainda, pingue 5 gotas do óleo em um recipiente com água e enxágue o corpo no final do banho com essa mistura.

Escalda Pés

Dilua 3 gotas de óleo essencial em 1 colher (sopa) de óleo vegetal ou álcool de cereais e misture em 4 litros de água (temperatura de sua preferência).

Massagem

Para usar os óleos essenciais em massagens relaxantes é preciso diluí-los em óleo vegetal na proporção de 20 gotas de óleo essencial para 30ml de óleo vegetal. Também é possível usar até 3 tipos de óleos essenciais juntos.

Compressas

Pingue 5 a 6 gotas de óleo essencial em 1 litro de água quente ou fria e use a mistura em bolsas de água ideais para compressas. Deixe a compressa agir por alguns minutos no local onde a ação é esperada.

Inalação

Coloque água bem quente em uma bacia e pingue de 3 a 5 gotas do óleo essencial. Cubra a cabeça e a bacia com uma toalha de banho e inale por alguns minutos o vapor. Proteja os olhos com uma máscara para evitar irritações. Uso recomendado para tratar sinusites e doenças do trato respiratório.

Shampoo e condicionador

Alguns óleos, como o de Melaleuca, trazem benefícios para o couro cabeludo e os fios e podem ser usados junto com o shampoo ou condicionador. Para esse tipo de aplicação, basta pingar de 2 a 3 gostas do óleo em uma palma da mão de shampoo ou creme neutro e massagear a cabeça.

Gargarejo

Pingue 2 a 3 gotas do óleo em um copo de água e faça gargarejo 2 a 3 vezes por dia. Recomendado para tratar dor de garganta, laringite e amidalite. Óleos indicados para esse tratamento: Melaleuca e Eucalipto.

Dicas Importantes sobre Aromaterapia

– Os óleos essenciais não podem ser ingeridos

-Devido a sua alta concentração, não é recomendado o uso do óleo diretamente na pele. Para evitar alergias e intoxicação é preciso diluí-lo em óleo vegetal.

Adquira óleos essenciais de qualidade aqui

Aprenda os 5 passos para obter o PÉ PERFEITO aplicando a metodologia SPA DO PÉ!

marcelo

Especialista em Marketing Digital e Gerente de Marketing da Shinsei Cosméticos e do Centro Técnico Shinsei.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *