Contraindicações da Reflexologia Podal

Contraindicações da Reflexologia Podal

Contraindicações da Reflexologia Podal

Para que o tratamento possa ser usado da melhor maneira possível e os resultados sejam positivos é preciso conhecer suas indicações e também contra-indicações. Não há restrição de idade e gênero, desde crianças (link interno: Reflexologia podal em bebês e crianças) a idosos podem se beneficiar da técnica, mas existem algumas contra-indicações. Apesar de ser um tratamento natural e não invasivo que tem como objetivo equilibrar o físico com o mente e espírito, a reflexologia podal pode ser prejudicial em alguns casos.

Problemas na Pele e Reflexologia Podal

Pessoas que estão com cortes, machucados ou alergias na pele dos pés não podem fazer sessões de reflexologia podal, pois a pressão e fricção causada pelos movimentos da técnica e o creme usado na massagem podem aumentar ainda mais a irritação da epiderme ou o machucado, causando vermelhidão, coceira, ardência e infecção. Nesses casos é possível aplicar a técnica nas mãos.

Fraturas e Reflexologia Podal

Além disso, quem apresenta fraturas ou distensões nos membros inferiores também não estão aptos, porque os movimentos podem deslocar ossos e músculos e causar dor, prejudicando a recuperação.

Diabetes e Reflexologia Podal

Diabéticos podem se beneficiar da técnica, pois ela estimula os rins, pâncreas e fígado e ajuda a diminuir as taxas de glicemia, mas eles devem consultar um médico para analisar seu caso antes de iniciar as sessões. Afinal, quem sofre da doença pode apresentar coágulos de sangue, como a reflexologia estimula a circulação sanguínea, os coágulos podem ser deslocados e causarem o entupimento de veias.

Gravidez e Reflexologia Podal

Mulheres grávidas também podem usar a reflexologia para minimizar os sintomas indesejados da gravidez como prisão de ventre, inchaço, enjôos, dores na coluna, entre outros, mas devem tomar certas precauções, consultar um médico antes de iniciar o tratamento e avisar o massoterapeuta sobre a gestação.

Os cuidados são necessários, pois alguns pontos reflexos que estimulam a atividade cervical e do útero devem ser evitados para não desencadear problemas ao feto (pontos reflexos que estimulam esses órgãos: BP6 – Baço-Pâncreas 6 – lado medial da tíbia, cerca de quatro dedos acima do maléolo medial, IG4 – Intestino Grosso 4 – base da membrana entre o polegar e o indicador, VB20 – vesícula biliar 20 – Base do crânio, na depressão de cada lado do pescoço, no espaço entre 5 a 8 cm).

No período pós-parto (até seis semanas depois) também há perigo do desenvolvimento de trombose venosa e deslocamento de possíveis coágulos sanguíneos.

Outros casos contraindicados são: pessoas que passaram recentemente por cirurgias, que apresentam varizes expostas, equiomoses, trombose, problemas cardiovasculares, epilepsia e hipertensos.

Alimentação e Reflexologia Podal

Vale destacar que para qualquer pessoa, não é recomendável fazer as sessões de reflexologia podal logo após as refeições e é recomendável consultar sempre um médico antes de iniciar o tratamento, além de ser primordial procurar um massoterapeuta especializado e experiente.

Casos Contraindicados:

  • pessoas que passaram recentemente por cirurgias
  • que apresentam cortes ou machucados nos pés
  • têm varizes exposta
  • estão com algum tipo de dermatite (alergia na pele)
  • com equiomoses
  • fraturas
  • trombose
  • problemas cardiovasculares
  • hipertensos
  • distensões
  • sofrem com epilepsia
  • mulheres grávidas
  • com diabetes

Quer aprender mais sobre reflexologia podal?

Saiba mais sobre o nosso Curso em: http://www.shinsei.com.br/profissional/cursos/reflexologia/

Aprenda os 5 passos para obter o PÉ PERFEITO aplicando a metodologia SPA DO PÉ!

3 Comentários

  1. CRISTINA MARIA TRAVASSOS MAUL DE ANDRADE

    Eu gostaria de me cadastrar no SHISEI

  2. Ane

    Li hoje em um artigo que a reflexologia não é indicada para quem tem pressão alta e celulite. Minha pressão está controlada, mas tenho celulite leve nas pernas. Posso fazer mesmo assim?

  3. Ane

    Tenho celulite e pressão alta controlada. Posso fazer reflexologia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *