Descubra a Ortopodologia

Aprenda sobre a Ortopodologia

Muitas pessoas sofrem com dores nos joelhos, costas e pescoço e não conseguem encontrar a origem ou motivo do incomodo.

Em alguns casos, o problema pode estar no formato deformado do pé ou na forma incorreta da pisada.

A Ortopodologia é a ciência que estuda o formato e movimentos dos pés com o objetivo de neutralizá-los dentro de um conjunto estável de movimentos com o resto do corpo, ou seja, colocá-los em uma posição perfeita de funcionamento, melhorando a morfologia e prevenindo o aparecimento de deformidades. A Ortopodologia também visa distribuir e equilibrar as pressões que chegam ao pé por meio de diversos tipos de força, para alcançar à estática e dinâmica ideal.

Para que esses objetivos sejam alcançados, primeiramente, a pessoa passa por diversos exames biomecânicos que apontam as deformidades nos pés ou o erro do movimento.

Depois de descoberto o problema, o tratamento ortopodológico, que pode ser corretivos, paliativos ou compensativos, deve ser iniciado. Os mais comuns são os suportes plantares personalizados, popularmente conhecidos como palmilhas, e as ortóteses digitais, peças geralmente de silicone feitas sob medida.

Para complementar o tratamento, em alguns casos é recomendado fisioterapia e/ou RPG (Reeducação Postural Global), que ajudam a pessoa a adquirir uma nova postura e diminuem a dor causada por toda a mudança.

Aprenda os 5 passos para obter o PÉ PERFEITO aplicando a metodologia SPA DO PÉ!

2 Comentários

  1. Paulo

    Muito Bom.Imagine se tivessemos a oportunidade de frequentar um curso Ministrado por um Ortopedista Especializado em Pé, e dentro do Curso estivesse incluido estágios em ambito hospitalar.Teriamos a oportunidade de mostrar que a Podologia trabalha em parceria com a Medicina.Grato.

    • Vanessa Vasconcellos

      Verdade, Paulo. Seria uma soluçao no futuro, principalmente quando a profissao ja tiver regulamentada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *