Descubra a relação entre os alimentos e saúde

Alimentos e Saúde

A relação entre a comida e a saúde já foi comprovada em diversas pesquisas e estudos. Muitos alimentos tem o poder de curar, prevenir ou auxiliar no tratamento de doenças, assim como muitos deles, se consumidos em excesso, causam sérios problemas que comprometem o perfeito comportamento do corpo.

Para garantir a boa relação entre a alimentação e a saúde, recomenda-se a prática da nutrição aplicada a esse fim.  Manter uma dieta balanceada, que inclua todos os tipos de nutrientes como as vitaminas, minerais, fluidos, fibras e macronutrientes (gorduras, carboidratos e proteínas) e não resulte no ganho de peso, é o principio mais importante.

Para que isso seja possível é essencial aprofundar o conhecimento dos alimentos, suas características, efeitos sobre nosso organismo, como melhor prepará-los para aproveitar todos os seus benefícios, entre outras informações.

Nutrientes e suas características

Vitamina A: contribui com o funcionamento imunológico e a saúde ocular.

Vitamina B2: é responsável pela produção de energia por meio da decomposição dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas.

Vitamina D: mantém os níveis de cálcio e fósforo no corpo.

Vitamina E: tem função antioxidante, protegendo a membrana celular e neutralizando a ação dos radicais livres.

Vitamina C: também age como antioxidante e eleva as taxas de HDL.

Fibras: ajuda no funcionamento intestinal, evita a absorção de carboidratos, diminui taxas de LDL, entre outros benefícios.

Minerais: ajudam na formação de colágeno e elastina.

Gorduras: apesar de serem consideradas vilas, elas trazem também diversos benefícios para os organismos como a manutenção da elasticidade da pele, da temperatura do corpo, do sistema imunológico, entre outros.

Carboidratos: nutri as células do sistema nervoso, dá energia para os músculos.

Proteínas: melhora o sistema imunológico e evita alterações hormonais.

Para manter a nutrição aplicada à saúde, deve-se consumir alimentos que apresentem todos esses nutrientes. Para conhecer a quantidade certa e como combinar todos eles ao longo das refeições, consultar um nutricionista é primordial.

Aprenda os 5 passos para obter o PÉ PERFEITO aplicando a metodologia SPA DO PÉ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *