Diabetes

Artigos de Diabetes:

Diabetes

O que é Ansiedade? – por Gislene G. Lopes
A ansiedade é uma sensação derivada de momentos de preocupação, tensão e apreensão, sentida como antecipação a problemas. Saiba quando a ansiedade pode ser considerada um transtorno.

Diabetes e Stress – por Gislene G. Lopes
Stress acontece quando o nosso organismo responde a determinados estímulos que para ele apresenta circunstâncias ameaçadoras. Mas, qual a relação do diabetes com o stress?

Ansiedade por provocar fobia – por Regina Niglio
A recusa em aceitar o diagnóstico de diabetes é uma reação normal e comum. Saiba em que casos é essencial contar com o apoio de um psicoterapeuta.

Memória também pede exercício – por Regina Niglio
A perda ou diminuição da memória, geralmente associada ao avanço da idade, é um processo que pode ser desacelerado com algumas medidas preventivas.Veja aqui algumas dicas de como se prevenir, ensinadas pela psicóloga Regina Niglio, da Associação de Diabetes Juvenil.

Animal em casa pode ser terapêutico – por Regina Niglio
Cuidar de um bicho pode, também, ser uma ótima terapia para crianças com diabetes, que em função de sua condição precisam ter cuidado e responsabilidade consigo mesmas. Saiba mais.

Balanças não podem ditar regra – por Regina Niglio
Quem quer perder peso ou, simplesmente, manter a silhueta sem alterações pode encontrar na balança uma amiga fiel ou, ao contrário, uma inimiga permanente.

Doença crônica implica maior atenção ao emocional – por Regina Niglio
Na última década, vários estudos demonstram que qualquer doença física representa um estresse psicológico e orgânico, o que aumenta o risco de desenvolvimento de transtornos emocionais.

Como ajudar quem não quer ajuda? – por Regina Niglio
Você tem alguém com diabetes na família e gostaria de ajudar essa pessoa para que ela cuidasse adequadamente da saúde?

Enfrentando o Diabetes sem medo – por Márcia Nogueira
Aprenda o que é diabetes, quais os tipos e sintomas.

10 dicas para prevenir o Pé Diabético
Uma das mais comuns complicações da diabetes mellitus, quando não tratada corretamente, é o pé diabético. Estatísticas apontam que metade dos diabéticos com mais de 60 anos apresentam esse sintoma.

 

Gislene Giuliano Lopes

Formação acadêmica:

Bacharel em Psicologia Clínica pela Universidade Paulista  – UNIP (2000)
Especialista em Formadores de Educadores em Diabetes pela Universidade Paulista – UNIP (2008)

Experiência profissional: 
Desde 2002 trabalha no atendimento clínico de pacientes com Diabetes, planejamento e realização de campanhas educacionais na área da saúde.
Realizou palestras na área de diabetes :ANAD, Unidades Básicas de Saúde e Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Diabetes;
É coordenadora de grupos de educação em diabetes e realiza atendimento clínico individual e em grupo.
Trabalhou durante 4 anos na ANAD – Associação Nacional de Assistência de Diabético como Coordenadora do Departamento de Psicologia;

Coordenou diversos Grupos de Apoio a Diabéticos:
Psicoterapia de Grupo e Individual, Educação em Diabetes, Oficina de Memorização, Grupo de Artes, Grupo de crianças e Orientação aos pais.
Coordenou campanhas de Detecção e Orientação em Diabetes.