Podologia

Artigos de Podologia:

Podologia

Sobre a Podologia

O que é Podologia? – por Márcia Nogueira
Podologia é a ciência que tem como principal foco, o estudo profundo dos nossos pés. Conheça mais sobre a ciência e saiba quais a atuação do podólogo.

Qual é a relação entre nutrição e a podologia?
O profissional da área de Podologia cuida da saúde dos pés e por mais que poucas pessoas saibam, assim como qualquer outro profissional da área da saúde, ele precisa ter conhecimentos sobre nutrição.

Qual é a relação da podologia com a saúde pública
A área da podologia é de interesse da saúde pública, pois tanto os pacientes, quanto os profissionais podem entrar em contato com sangue e instrumentos contaminados, correndo o risco de se contaminarem com Hepatite B e C, AIDS e outras doenças transmissíveis.

A profissão do podólogo e suas especializações
A profissão do podólogo é relativamente nova no mercado de trabalho. Segundo a Associação Brasileira de Podólogos (ABP), foi na década de 70 que surgiu o primeiro curso técnico de podologia devido à exigência do mercado para contratar profissionais com certificado.

Podopatias

O que é Erisipela? – por Márcia Nogueira
A erisipela é uma doença que atinge, principalmente, os idosos, devido à fragilidade do seu sistema imunológico e aos problemas de circulação que os acometem. Saiba tudo sobre a doença.

Hidratação: Segredo para o Tratamento das Fissuras– por Márcia Nogueira
A fissura ou, popularmente conhecida como rachadura, é caracterizada por um rompimento dos tecidos cutâneos. Confira um protocolo para o tratamento de fissuras, com resultados surpreendentes.

Sobre a Hiperqueratose de Calcâneo– por Rosana Ribeiro
Conheça os fatores responsáveis pela hiperqueratose de calcâneo e quais procedimentos devem ser feitos pelo podólogo.

Neuropatia Periférica – por Clarice Nunes Bramante
A neuropatia periférica (NP) crônica associada ao diabetes melito consiste em um processo patológico insidioso e progressivo, na qual a severidade não está diretamente representada nos sinais e sintomas desenvolvidos pelos pacientes.

Descubra a causa, os tipos, tratamento e prevenção da Onicomicose
A onicomicose, definida como infecção fúngica ungueal, acomete milhares de pessoas em todo mundo. Segundo estudos dermatológicos, ela representa 20% das doenças de unhas e é uma das mais frequentes causas de onicopatias.

Como tratar e prevenir a onicocriptose?
A onicocriptose, popularmente conhecida como unha encravada, se caracteriza por uma inflamação no dedo na região que entra em contato com as laterais das unhas.

Entenda tudo sobre cromoníquia
Quando a unha apresenta uma coloração diferente da normal, isso é amarelada ou em tons escuros, chamamos de cromoníquia, uma doença do aparelho ungueal que atinge grande parte da população e pode ter diversas origens.

Conheça os diversos métodos da Ortoniquia
Muitas pessoas sofrem com as unhas encravadas, deformadas ou com calosidade nos cantos, pois elas causam inflamação, dor e, muitas vezes, não apresentam uma aparência agradável.

Saiba tudo sobre o esporão calcâneo e conheça o novo tratamento á laser.
O esporão calcâneo é considerado uma condição óssea degenerativa que acomete principalmente mulheres com 40 a 50 anos, causando dor aguda no calcanhar sem apresentar sintomas de inflamação externa como vermelhidão.

Disidrose: Sintomas, causas, tratamento e prevenção!
Disidrose é uma doença caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolhas com líquido viçoso dentro, que podem surgir isoladamente ou de forma aglomerada nas mãos e nos pés. Com a evolução da disidrose, o líquido seca formando uma casca e posteriormente ocorre a escamação da pele.

Saiba tudo sobre calos!
Os calos que comumente surgem nos pés prejudicam a aparência e incomodam bastante, pois podem causar dor e infecção. Para preveni-los e tratá-los, confira informações e dicas importantes sobre eles

Como descobrir a causa da cromoníquea?
Quando a unha apresenta uma coloração diferente, amarelada ou escurecida, ela pode estar com uma doença chamada cromoníquea.

Fissuras Calcâneas e suas complicações
Uma comum dermatopatia é a fissura calcânea, popularmente conhecida como rachaduras de calcanhar. Ela é caracterizada por lesões lineares ou estreitas na pele da sola dos pés.

Saiba tudo sobre Micose de Unha
Milhares de pessoas sofrem com onicomicoses que deixam as unhas dos pés e das mãos amareladas ou esbranquiçadas, quebradiças, grossas e sem brilho.

O Hábito de Roer as Unhas – por Rosana Ribeiro
O hábito de roer as unhas é conhecido cientificamente como onicofagia, e pode trazer sérias lesões às unhas.

Fissuras nos Pés: Prevenção e tratamento
Como tratamento para as fissuras ou rachaduras nos pés, a preocupação maior é em relação a  cicatrização, para que não se torne uma porta aberta para a entrada de microrganismos como vírus, fungos e bactérias e com ahidratação para que não ocorra recidivas, tornando a pele maleável, elástica e hidratada.

Podopatias Vasculares
Nossos pés possuem artérias de pequeno calibre, ou seja, com diâmetro de medida bem pequena e capilares com baixa pressão, portanto qualquer lesão que os acomete causa graves danos aos tecidos e podem levar à amputação.

Tratamentos Podológicos

Parafina Quente ou Fria?– por Márcia Nogueira
As principais funções da parafina, tanto na estética como na podologia, é que ela é um agente carreador e oclusivo. Mas quais as diferenças entre as parafinas quente e fria?

Conheça as aplicações da Laserterapia
A laserterapia, também conhecida como fototerapia, é um tratamento feito com laser de baixa intensidade usado para diversas finalidades.

Descubra a Ortopodologia
Muitas pessoas sofrem com dores nos joelhos, costas e pescoço e não conseguem encontrar a origem ou motivo do incomodo. Em alguns casos, o problema pode estar no formato deformado do pé ou na forma incorreta da pisada.

Terapia fotodinâmica auxilia no tratamento de onicomicose. Saiba como!
A terapia fotodinâmica é um tratamento que utiliza a luz, de laser ou LED, para ativar compostos de medicamentos e intensificar sua atuação de eliminar microorganismos como fungos e bactérias.

Palmilhas ortopédicas personalizadas
Saiba tudo sobre palmilhas ortopédicas personalizadas!

Alopatia x Homeopatia no tratamento de onicomicose!
A onicomicose, popularmente conhecida como micose de unha, aflige muitas pessoas. Causada por fungos que vivem em ambientes úmidos, ela deixa a unha amarelada, fraca e oca, podendo causar coceira, ardimento e dor.Para se livrar da onicomicose existem vários tratamentos que podem ser homeopáticos ou alopáticos.

Ortopodologia e a aplicação de orteses podológicas?
A Ortopodologia tem como objetivo redistribuir corretamente as forças e pesos do corpo exercidas nos pés e corrigir anomalias ou defeitos na estrutura física esquelética dos membros inferiores para normalizar o equilíbrio e aumentar a estabilidade.

Auriculoterapia em benefício da Podologia
A auriculoterapia é um conjunto de técnicas terapêuticas aplicadas na orelha que serve como uma terapia alternativa e complementar de diversos tratamentos.

O poder do ozônio na podologia
Descubra o poder do ozônio na podologia. O ozônio quando aplicado em tratamentos podológicos traz diversos benefícios à saúde.

Aplicações do Led e Laser na Podologia
Os efeitos terapêuticos do Led/laser são inúmeros, devido à sua amplitude nas possibilidades de aplicações.

A Eletroterapia na Podologia
A estética começou a utilizar esse equipamento em 1938, na França, hoje em dia é um dos auxiliares indispensáveis para o profissional, pela amplitude de sua utilização.

O cimento cirúrgico utilizado na Podologia
Vários profissionais de Podologia utilizam o cimento cirúrgico associado a outras substâncias como óleo de cravo, eugenol, óleo de melaleuca, entre outras.

Caso Clínico: Desidratação
Paciente de 70 anos compareceu na consulta da Podomedic. Foi consultada pelo Dr. Pedro Coutinho, referiu, pele extremamente seca, sentia um sintoma como se a pele rasgasse, provocando dor e desconforto, tanto em estática como em dinâmica.

Led Azul na colagem de Bottons
A Led terapia é utilizada em favor da Podologia em variados procedimentos, incluindo a confecção de órteses, na colagem de Bottons e Braquetes.

Procedimentos Podológicos em Onicomicose: Caso Clínico
A onicomicose desenvolve através da invasão fúngica que acomete as lâminas ungueais. Métodos: Estudo desenvolvido no Laboratório de Podologia do Centro Técnico Lusíadas-ES, durante o módulo do estágio de podologia hospitalar em 2011.

Procedimentos Podais Aplicados à Pediatria
A onicocriptose popularmente conhecida como unha encravada é o processo no qual parte da lâmina ungueal penetra no tecido ao redor da unha.

Pé Diabético

Palmilhas e calçados adequados: Grandes aliados do Diabético– por Márcia Nogueira
O maior ponto fraco dos pacientes diabéticos são os pés, pois, basta uma ferida não cicatrizada num dos dedos e logo o pé e a perna pode estar comprometida, levando à amputação. Um grande recurso que pode ser utilizado para maior proteção dessa região tão vulnerável, são as palmilhas anatômicas

Pé Diabético – por Clarice Nunes Bramante
Aprenda tudo sobre Pé Diabético

Saiba tudo sobre o Pé Diabético!
Pé diabético: Saiba como a doença cresce a cada dia, e os riscos que ela traz a saúde.

O Diabetes e a Podologia
No Brasil há 10 milhões de portadores e 3 mil especialistas para cuidarem deles, sendo que 90% portadores do tipo 2.

Procedimento em Pé Diabético
O procedimento no Pé Diabético requer muitos cuidados, que devem ser considerados, para que esse tratamento tenha sucesso.

Técnicas de Hidratação Podal
A Podologia vem se consolidando como área de conhecimento e atuação no cenário da saúde brasileira, e como tal, tem ocupado seu espaço nas equipes multidisciplinares de atendimento ao portador de diabetes.

Cuidados com os Pés

Pele macia com ajuda da Natureza!– por Márcia Nogueira
Pele macia e saudável irradia saúde e bem estar. Nada como elementos naturais para torná-la cada vez mais jovem e sedosa. Pés, mãos, cotovelos e joelhos são áreas de grande exposição e atrito e merecem, diariamente, atenção e cuidados com hidratantes especiais.

6 dicas para prevenir as fissuras calcâneas.
Por mais que muitas pessoas se esquecem de cuidar dos pés, eles merecem nossa atenção. É importante tanto para a saúde, quanto para a estética, tomar alguns cuidados básicos para mantê-los saudáveis e bonitos.

Conheça os principais problemas dos pés infantis
Já na infância podem surgir algumas deformidades nos pés. Quanto mais cedo elas forem identificadas, mais chance de corrigi-las existe.

Cuidados no Verão para Prevenir Micoses!
O verão chegou e junto dele, o calor e o sol radiante também! Estas condições são perfeitas para pegar uma praia e aproveitar a piscina do clube. Mas é preciso tomar alguns cuidados, pois esses ambientes úmidos e quentes são ideais para a proliferação de fungos que causam as micoses de unha e pele!

 

Instrumentais para Podologia

Autoclave ou Estufa?– por Márcia Nogueira (colaborador: Dr. Rui Dammenhain)
Essa é uma grande dúvida dos profissionais que atendem ao público com instrumentos infectantes. Alguns desses profissionais: Dentistas, Podólogos, Esteticistas e Manicures. Quais são as diferenças entre a autoclave e a estufa?

Instrumentos para Podologia: Tipos, funções, onde encontrar, qualidade, higiene adequada…
Para que o podólogo consiga atuar no tratamento de diversas patologias, como na eliminação de calos, unhas encravadas, coleta para exame micóticos, entre outras, ele precisa de vários instrumentos.

Saiba tudo sobre o uso de brocas e fresas na podologia
Muitas pessoas se surpreendem quando descobrem que os podólogos usam brocas diamantadas e fresas para diversos tratamentos, mas o uso desses equipamentos na podologia é muito comum e frequente.

Conheça e Entenda a Biossegurança
A biossegurança consiste em um conjunto de ações feitas para as pessoas que trabalham na área da saúde. Ela é capaz de minimizar e/ou eliminar o que se diz ao comprometimento de risco em contaminação durante procedimentos, pesquisas, ensino e desenvolvimento tecnológico.

Leia também nossos Artigos Técnicos sobre Diabetes

 

Professores

Profa. Márcia Nogueira

Formação acadêmica:
Graduada em Podologia pelo Senac em 2002;
Graduada Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 1980;
Cursando Faculdade de Pedagogia na ULBRA;

Profissão: 

Experiência profissional:
Diretora Geral, desde 2003, da revista virtual: revistapodologia.com;
Articulista das revistas: Revistapodologia.com, Mãos e Pés, Profissão Beleza, Belezain, Personalité e Revista Yes (Goiânia);
Vem lançando desde 2006, DVD´s de procedimentos podológicos;

Atuou nas seguintes empresas:
Colégio Sta Mª Goretti ( Colégio Técnico)- Docente do curso técnico;
Magestetica (Escola Técnica/ Clínica)- Podóloga, coordenadora e docente do curso técnico de Podologia;
Atuou como Podóloga em diversas empresas de 2002 a 2003;

Atividades Docentes:
Promove palestras, treinamentos e aperfeiçoamentos em várias áreas, destacando Podologia, Reflexologia e Aplicação do Laser em todas as cidades do Brasil;
Coordenadora do Centro Técnico Shinsei;

Professora Clarice Nunes Bramante

Formação acadêmica:
Instrumentadora Cirúrgica;
Coordenadora e Docente em Podologia;
Diretora de Escola PODS- Instituto de Podologia e Saúde.(Sorocaba);
Enfermeira;
Docente em Universidades;
Criadora do Projeto:  “Podologia Hospitalar” em 2005.
Coordenadora do Curso “Aprimoramento e Aperfeiçoamento em atendimento ao pacientes portadores de Diabetes e Hanseníase”  em  Hospitais Públicos desde 2005.

Experiência profissional:
Atuante como Podóloga  e Enfermeira na Rede Pública.

Informações Adicionais:

Palestrante – 6 Encontro das Estrelas na Podologia –Rio de Janeiro –  2010- duração 1 hora,
Palestrante – XIV – Jornada Internacional de Podologia – Curitiba- 2010 – duração 1 horas,
Palestrante – XV _ Jornada Internacional de Podologia – São Paulo – 2010 –duração 1 hora,
Palestrante – XVI – Jornada Internacional de Podologia – São Paulo – 2011- duração 1 hora
Artigo em Revista – Revista de Podologia – “Pé Diabético ou Pé do Diabético”-outubro  de 2010- 35 ed.
Artigo em Revista – Revista de Podologia – “Neuropatia Diabética” –dezembro de 2010 – 34 ed.

Profº Ítalo Batista Ventura

Formação acadêmica:
Graduado em Podologia pela Universidade Anhembi Morumbi.
Especialista em Empreendedorismo Social pela rede Sylvan Laureate International Youth Foundation.
Pós Graduado em Docência para o Ensino em Saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Experiência profissional:
Professor de Habilidades Clínicas e Biomecânica no Colégio Técnico Santa Maria Goretti.

 

Doutore(a)s

Podologia

Dr. Pedro Coutinho

Formação acadêmica:
Licenciado em Podologia em 2005, pelo Instituto Politécnico de Saúde do Norte (Portugal).

Experiência profissional:
Frequentei diversos congressos de nível internacional, realizando vários workshops, nomeadamente o de cirurgia ungueal efectuado pela Associação Espanhola de Cirurgia Podologica.
Palestrante em vários congressos, em território Brasileiro.Trabalhei em clínicas privadas como em instituições publicas.
Na Unidade de Saúde de São Pedro da Cova (Portugal) responsável clínico pelo pé diabético, já na Policlínica São Brás, fui responsável pela análise e desenvolvimento da Biomecânica de atletas jovens de diversas áreas desportivas.

 

Dr. Darlon de Oliveira Souza 

Formação acadêmica:
Fisioterapeuta, Terapeuta Ortomolecular, Especialista em Fisioterapia Hospitalar e Especialista em Docência do Ensino Superior.

Experiência profissional:
Coordenador do Curso de Podologia Clínica da EDERMA-ES;
Palestrante;
Professor do Curso de Pós Graduação em Dermoestética da faculdade Saberes-EDERMA, disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana;
Professor das disciplinas: Práticas Integradoras, Tricologia e Podologia do Centro Universitário UNESC-Colatina-ES, professor do Centro Técnico SENAC-ES das disciplinas de Tecnologia e produtos cosméticos, Primeiros socorros, educação para á saúde da pele. Professor do Centro Técnico Lusíadas-ES das disciplinas de Anatomia e fisiologia Humana cosmeteologia, Avaliação Neurológica em pés diabético, eletroterapia podal. Professor do curso Técnico em de Podologia da Faculdade Ateneu. Professor do curso de Podologia do Centro técnico Novo Milênio;
Cursos de capacitação em: Podologia, Eletroterapia, Laserterapia, Dermatofuncional, Tricologia, fisioterapia em geriatria, avaliação em neuropatias em pés diabéticos, procedimentos estéticos.

4 Comentários

  1. Pingback: Bem Estar em Estado Natural

  2. Pingback: Diabetes merece o cuidado de nossos produtosShinsei Cosméticos de Resultado

  3. Eliana

    Quero fazer curso de podologia

    • Vanessa Vasconcellos

      Bom dia, Eliana,

      Os cursos de podologia sao dados pelas instituiçoes de ensino, que nao é o caso da Shinsei. Temos somente cursos livres de especializaçao. Grata!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *