Reflexologia Podal

A história da Reflexologia Podal
reflexologia podal

A Reflexologia Podal, que visa equilibrar o corpo, mente e espírito a favor da prevenção e cura de diversas doenças por meio do estímulo de pontos reflexos nos pés, pode ser uma novidade para muitas pessoas, mas a técnica foi descoberta há mais de 5.000 anos.

As pesquisas não conseguem revelar com precisão quando e onde ela surgiu, mas os estudos apontam que foram os chineses ou os egípcios que começaram a usar a massagem nos pés com o intuito de minimizar dores. Ambos os povos registraram em pinturas arqueológicas em pedras, hieróglifos ou escrituras datadas do mesmo período a prática da técnica em rituais de cura, sendo impossível comprovar qual foi o precursor.

Origem da Reflexologia Podal:

Autores de livros e artigos como Campadello e Feliciano (2004) garantem que os povos da China, Malásia e Índia aplicavam de forma rudimentar pressões na superfície do corpo para aliviar problemas de saúde. A técnica também era usada pelos Incas que habitavam a América do Sul, que por sua vez, ensinaram os nativos norte-americanos.
O povo cherokee, do norte da América, pressionava os pés com sondas de madeira para identificar os pontos reflexos e desbloquear os canais de energia, reestruturando o equilíbrio do corpo.

Reflexologia Podal na Europa:

Mas, a técnica ficou conhecida também no ocidente devido ao interesse de médicos europeus como Dr. P. Nogier, francês que estudou os pontos reflexos localizados na região auricular (da orelha), Adamus e A’tatis, que escreveram um livro sobre a “Terapia por Zonas” publicado em 1582, o alemão Dr. Willian Fitzgerald, que se aprofundou nos conhecimentos da reflexologia podal, Dr. Joseph S. Riley que desenvolveu os diagramas detalhados dos pontos reflexos dos pés junto com Fitzgerald e Dra. Eunice Inghan, assistente de Riley, que desenvolveu uma nova técnica de pressionar os pontos e escreveu dois livros sobre a reflexologia podal.

Estudo sobre Reflexologia Podal de Sir Henry Head:

Outro estudo que ajudou a reflexologia a ganhar comprovação científica e credibilidade foi o realizado pelo Sir Henry Head, em 1893, que descobriu que a superfície do corpo podia refletir em um órgão interno, já que, a pele e o órgão são sensibilizados por nervos de origem do mesmo seguimento da medula espinhal. A ligação entre a pele e os órgãos foi nomeada de Zonas de Gead ou de hiperalgia, atualmente conhecida como dermatomos. Essa descoberta foi comprovada pelos médicos que atuaram na 1ª Guerra Mundial, já que, os feridos a bala sofriam com dores não só na área afetada pelo tiro como também ao longo do trilho de nervos relacionados.

Reflexologia Podal na América do Norte:

Além das pesquisas, casos reais começaram a comprovar a eficácia da técnica. Segundo os autores Feliciano e Campadello, na América, a primeira aplicação “oficial” de reflexologia ocorreu em 1881 quando o então presidente dos EUA, James A. Garfield, depois de ser ferido em um atentado e não encontrar a cura na medicina tradicional para sua dor, recorreu à ajuda de um pajé indígena que por meio da aplicação da pressão nos pés aliviou as dores e agilizou a cicatrização das feridas.

Devido a toda essa trajetória histórica, a Reflexologia foi aprimorada, reconhecida e ganhou muitos adeptos no mundo inteiro. Hoje, as pessoas podem desfrutar dos seus benefícios e melhorar a qualidade de vida sem necessariamente recorrer a tratamentos químicos e invasivos.

Quer aprender mais sobre reflexologia podal?

Saiba mais sobre o Curso de Reflexologia Podal

Outros artigos sobre Reflexologia Podal:

Benefícios da Reflexologia Podal
A procura pela reflexologia podal tem aumentado bastante nos últimos anos e muitas pessoas estão desfrutando dos benefícios que ela oferece, mas você sabe quais são eles?
Confira como ela age a favor da saúde.

Como a Reflexologia Podal ajuda no Emagrecimento?
Parece mentira, mas a técnica milenar não ajuda somente quem busca o alívio de dores e a prevenção de doenças, ela também auxilia na perda de peso.

Contraindicações da Reflexologia Podal
Para que o tratamento possa ser usado da melhor maneira possível e os resultados sejam positivos é preciso conhecer suas indicações e também contra-indicações.

Reflexologia podal em bebês e crianças
Você sabia que a reflexologia podal, técnica milenar de massagem que visa equilibrar o corpo, mente e espírito por meio da pressão dos pontos reflexos dos pés, pode ser aplicada também em bebês e crianças?