Ortopodologia e a aplicação de orteses podológicas

Saiba mais sobre ortopodologia e a aplicação de orteses podológicas

A Ortopodologia tem como objetivo redistribuir corretamente as forças e pesos do corpo exercidas nos pés e corrigir anomalias ou defeitos na estrutura física esquelética dos membros inferiores para normalizar o equilíbrio e aumentar a estabilidade.

Para iniciar o tratamento são feitos diversos exames que usam processos biomecânicos para avaliar por meio da aplicação das leis mecânicas os pés e a pisada, apontando as anomalias e permitindo que o profissional indique o melhor método de correção.

Os tratamentos podem ser: Uso de órteses paliativas ou corretivas, uso de palmilhas, conhecidas tecnicamente como suportes plantares, e, em casos graves, procedimentos cirúrgicos.

As orteses são dispositivos biomecânicos externos ao corpo que são divididas em dois tipos: as paliativas que reduzem a dor e pressão e evitam deformidades, indicadas em casos de surgimento de calos e dedos em garra, e as orteses corretivas que alinham estruturas com deformidades, sendo indicadas, por exemplo, para correção de joanetes e dedos sobrepostos.

Esse tipo de tratamento é um dos mais populares atualmente, mas em alguns casos outros são mais recomendados, como as palmilhas, que podem ser de silicone ou EVA, recomendadas para diminuir dores nos pés, joelho e coluna, prevenindo lesões e corrigir a pisada e, consequentemente, a postura.

Outra solução é o procedimento cirúrgico, que apesar de mais raro de ser indicado, é uma ótima opção em casos de dor extrema e prejuízo dos movimentos.

Aprenda os 5 passos para obter o PÉ PERFEITO aplicando a metodologia SPA DO PÉ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *