Pés também precisam de cuidados

A podologia é a disciplina que se dedica ao estudo dos pés do ponto de vista da sua anatomia e patologia

A podologia é a disciplina que se dedica ao estudo dos pés do ponto de vista da sua anatomia e patologia. A podóloga Sônia Flores, da Clínica dos Pés, esclarece que estes membros podem ser atingidos por algumas patologias, por isso merecem cuidado especial, como as unhas com fungos. “O podólogo auxilia na higienização e no corte correto. Elas também podem acabar encravadas ou inflamadas e nestes casos deve-se fazer o corte adequado e a correção da unha curvada”, explica.

Sônia chama atenção para a importância que deve-se dar ao pés. “A função deles é nos dar equilíbrio e sustentação, além de ser indispensável na locomoção. Às vezes, por ficarem menos expostos, eles não ganham a atenção que necessitam e acabam sendo acometidos por patologias. Temos que ter um cuidado especial com eles”, menciona, ressaltando que o tratamento tem custo acessível.

Ela destaca que os pés das mulheres são os que mais sofrem, pelo uso excessivo de sapatos de bico fino e salto alto. “Quase tudo tem relação com o tipo de calçado que se usa. Portanto, quando se compra um, deve-se priorizar o conforto”, observa.

Entre as alternativas para combater as enfermidades que surgem nos pés, Sônia revela que o laser é uma importante arma. “Através da fototerapia é possível combater os fungos pois a luz entra no local a ser tratado. A técnica é indolor e tem uma eficácia bastante interessante. O laser também pode ser usado em casos de unha encrava e inflamada pois atua como analgesia, antimicrobiano e cicatrizante”, explica.

Fonte: Guia Melhor Idade no Diário da Manhã – http://bit.ly/1d0LwVg

 

Aprenda os 5 passos para obter o PÉ PERFEITO aplicando a metodologia SPA DO PÉ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *