Qual é a relação da podologia com a saúde pública?

Descubra qual é a relação da podologia com a saúde pública!

A saúde pública visa proteger a saúde a nível populacional, promovendo a melhoria e bem estar dos cidadãos. Para alcançar esse objetivo, o governo promove diversas campanhas de conscientização, de vacinação, investe em hospitais e postos de saúde, distribui medicamentos gratuitamente, entre outras ações.

A área da podologia é de interesse da saúde pública, pois tanto os pacientes, quanto os profissionais podem entrar em contato com sangue e instrumentos contaminados, correndo o risco de se contaminarem com Hepatite B e C, AIDS e outras doenças transmissíveis.

Os principais sintomas da hepatite são fraqueza, pele amarelada, fígado inchado, dor abdominal, vômito e diarreia, urina escura e fezes brancas. Já a AIDS dá febre, mal estar, diarreia, sudorese noturna e emagrecimento. A doença ataca e enfraquece o sistema imunológico, deixando o organismo vulnerável às infecções e diversas doenças. É preciso ficar atento, pois em alguns casos, tanto a Hepatite quanto a AIDS, podem ser silenciosas e os sintomas não aparecerem.

Caso sinta algum dos sintomas descritos acima, procure um médico e faça um exame de triagem para descobrir se está contaminado por alguma dessas doenças. Quanto mais cedo for descoberta, mais rápido o tratamento poderá ser iniciado.

Para prevenir o contágio em clínicas podológicas e salões de manicure é recomendado que os profissionais tomem a vacina da Hepatite, dada em 3 doses, higienize e esterilize todos os equipamentos corretamente e use luvas descartáveis e óculos protetores para não entrar em contato com o sangue do paciente.

Outras recomendações são lavar as mãos antes e depois do atendimento, usar toalhas limpas para cada paciente, não reutilizar lixas de unha nem lixas de esfoliação do calcanhar e palitos de madeira.

Para esterilizar corretamente os instrumentos de metais, lave-os em água corrente, esfregue-os com escova plástica de limpeza e detergente líquido, seque o material com papel, coloque os equipamentos em envelopes apropriados para esterilização e esterilize na autoclave! (Apenas materiais não críticos, podem ser esterilizados em estufas).

O profissional de podologia e o de saúde atuam em diversos setores. O profissional de podologia especializado em atendimento ao portador de diabetes, trabalha em consultórios e em âmbito hospitalar.
Profissionais de podologia trabalham com equipe multidisciplinar oferecendo aos pacientes mais segurança e menos riscos de saúde, também são veículos que oferecem palestras informativas.
O serviço podológico dentro da saúde pública é solidário, valoriza a medicina convencional e enfermagem.

Aprenda os 5 passos para obter o PÉ PERFEITO aplicando a metodologia SPA DO PÉ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *