Qual é a relação entre nutrição e a podologia?

Qual é a relação entre nutrição e a podologia?

 

O profissional da área de Podologia cuida da saúde dos pés e por mais que poucas pessoas saibam, assim como qualquer outro profissional da área da saúde, ele precisa ter conhecimentos sobre nutrição.

 

Os cuidados com os pés não incluem apenas procedimentos de limpeza, higienização e beleza, a alimentação também interfere na saúde deles e um bom podólogo precisa saber quais os benefícios e complicações geradas por cada alimento para diagnosticar corretamente e oferecer sempre o melhor tratamento aos seus pacientes.

Confira a seguir alguns alimentos que tem relação direta na saúde dos pés e conheça alguns casos em que o podólogo precisará aplicar os conhecimentos da nutrição para identificar doenças e indicar tratamentos:

  • Cálcio – a falta desse nutriente no organismo pode resultar em unhas quebradiças. Aumentar o consumo de leite e seus derivados ajudará a fortalecer as unhas.
  • Vitamina B – caso falte essa vitamina no organismo, as unhas podem apresentar listras. Para eliminá-las é preciso ingerir alimentos ricos em vitamina B como ovos, carnes e leite.
  • Biotima e Vitamina C e E – ajudam a manter as unhas fortes, brilhantes e saudáveis. A primeira categoria de alimentos inclui grãos integrais, peixe de água salgada e gema de ovo cozida. A Vitamina C pode ser encontrada, por exemplo, na laranja, limão, acerola, morango e goiaba. Já a Vitamina E está presente em verduras de folha escura e grãos integrais.
  • Glicose – o excesso constante de ingestão de açúcar pode causar a hipoglicemia, que gera dormência nos pés e mãos e desmaios. Outra doença relacionada a excesso de glicose no sangue, gerada pela deficiência de produção de insulina, que afeta também a saúde dos pés é a diabetes. Ela pode gerar edema e sérias feridas nos membros inferiores.
  • Purina – encontrada em alimentos como embutidos (salsichas, presuntos, etc), peixes, vísceras (coração de galinha, rim, fígado, moela, etc) e bebidas alcoólicas, se consumida em excesso pode provocar o acúmulo de ácido úrico no corpo que gera dores nos pés devido à artrite e favorece o surgimento de gota. O ácido úrico pode também desencadear a escamação da pele das mãos e pés.

Conheça e utilize o Fort-Unhas da Shinsei para fortalecer unhas e combater a micose.

 

Já conhece nossos cosméticos e produtos para Podologia?

Conheça agora, acesse este link: http://loja.shinsei.com.br/area-saude/podologia

Aprenda os 5 passos para obter o PÉ PERFEITO aplicando a metodologia SPA DO PÉ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *