Conheça e Entenda a Biossegurança

Conheça a Biossegurança!

 

A biossegurança consiste em um conjunto de ações feitas para as pessoas que trabalham na área da saúde. Ela é capaz de minimizar e/ou eliminar o que se diz ao comprometimento de risco em contaminação durante procedimentos, pesquisas, ensino e desenvolvimento tecnológico. E pode proporcionar o entendimento da prevenção sanitária.

.

Promove a consciência em preservação ambiental relacionada ao descarte de resíduos hospitalares, químicos, tóxicos e infectantes. Além de diminuir riscos à saúde, acidentes ocupacionais.

Os procedimentos de biossegurança não diz respeito apenas aos hospitais, laboratórios e universidades, eles também são aplicáveis aos salões de beleza, manicure, centros estéticos e podológicos.

Os profissionais da área estética também precisam seguir os procedimentos e ter conduta adequada segundo manual de biossegurança para garantir a limpeza, desinfecção, esterilização e descontaminação do seu estabelecimento e dos instrumentos de trabalho.

Se os profissionais não seguirem os procedimentos recomendados, correm o risco de se contaminarem de diversas formas e contrair doenças como as micoses, infecções diversas e ainda doenças perigosas como Hepatite e Aids.

Confira alguns procedimentos recomendados pelo manual de biossegurança em centros estéticos, manicures e clínicas podológicas:

  • Usar luvas e óculos de segurança para evitar contato com o sangue e região contaminada do cliente;
  • Lavar as mãos após atender cada cliente;
  • Lavar e higienizar toalhas, nunca usando a mesma em mais de um paciente;
  • Lavar, higienizar e esterilizar todos os instrumentos;
  • Tomar vacina contra tétano, hepatite e difiteria;
  • Atender em um ambiente próprio que respeite as normas exigidas pela vigilância sanitária;

em hospitais, laboratórios e universidades.

Portanto, cabe ao profissional, manter seu ambiente e sua higiene sempre em ordem, para que preserve a segurança dele e de seu cliente!

 

 

Aprenda os 5 passos para obter o PÉ PERFEITO aplicando a metodologia SPA DO PÉ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *