Saiba tudo sobre Aromaterapia

Saiba tudo sobre Aromaterapia

O que é Aromaterapia

A Aromaterapia é uma terapia milenar (história da aromaterapia) da medicina alternativa que equilibra o corpo, mente e espírito e renova nossa energia, auxiliando no tratamento de diversas doenças, tanto físicas como psicológicas, por meio dos aromas dos óleos essenciais extraídos de plantas como a melaleuca, o cravo, lavanda, entre outras diversas.

beneficios da aromaterapia

Formas de aplicação da Aromaterapia

Para desfrutar dos benefícios dessa terapia, existem muitas maneiras diferentes de usar os óleos essenciais (Como usar os óleos essenciais?), as principais delas são por meio do contato direto dos óleos na pele (massagens), em banhos de imersão ou de chuveiro, com o auxilio de uma aromatizador de ambientes, spray, escaldas pés, misturando com shampoo e condicionador, em colares difusores de aromas, entre outras maneiras.

Como funciona?

As moléculas dos óleos quando dissipadas no ar, são inaladas, vão para os pulmões pela traquéia, penetram os brônquios, bronquíolos e alvéolos e chegam à corrente sanguínea proporcionando todos os benefícios terapêuticos de cada essência.

Outra parte do aroma vai diretamente para o cérebro, atingindo o Sistema Nervoso Central e, mais especificamente, o Sistema Límbico, que é o centro das emoções, contribuindo para equilibrar comportamentos, atitudes, memória e humores, já que faz com que o cérebro libere substâncias relaxantes, sedativas ou estimulantes.

Quando o óleo é aplicado diretamente na pele há a penetração cutânea, as moléculas atingem a corrente sanguínea, se espalham no corpo e agem conforme suas propriedades terapêuticas.

Benefícios da Aromaterapia

Os benefícios da Aromaterapia podem ser muitos, cada óleo essencial oferece uma ação terapêutica diferente, mas de forma geral eles:

-Relaxam e diminuem os sintomas do estresse
-Aliviam as tensões musculares
-Apresentam ação bactericida e fungicida
-Ação anti-inflamatória
-Previnem doenças

Aromaterapia aplicada a outros Tratamentos

A técnica pode ser aplicada junto a outros tratamentos, tanto alternativos, quanto tradicionais. Muitas clínicas de beleza, spas, podólogos, massagistas entre outros profissionais utilizam o poder dos óleos essenciais para potencializar a ação dos tratamentos estéticos (Como a aromaterapia auxilia os tratamentos estéticos), relaxantes, entre outros.

Todos podem desfrutar dos benefícios da Aromaterapia, mas existem algumas contraindicações. É preciso tomar alguns cuidados necessários para usar os óleos essenciais, por exemplo, alguns óleos como Bergamota, Limão, Grapefruit, Laranja doce, Laranja amarga e Tangerina causam queimaduras na pele quando em contato com a luz solar, mulheres grávidas e crianças precisam usar pequenas quantidades dos óleos e sempre com acompanhamento de um profissional, pessoas com problemas de pressão alta precisam evitar o uso de óleos como Alecrim, Canela, Cravo, Hortelã-Pimenta e Gengibre, já quem sofre de Epilepsia deve evitar os óleos de Alecrim, Canela, Cravo, Erva Doce, Hortelã-Pimenta e Sálvia, pois afetam o Sistema Nervoso.

Aprenda os 5 passos para obter o PÉ PERFEITO aplicando a metodologia SPA DO PÉ!

marcelo

Especialista em Marketing Digital e Gerente de Marketing da Shinsei Cosméticos e do Centro Técnico Shinsei.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *