Saiba tudo sobre Artrite Reumatóide.

Saiba tudo sobre a Artrite Reumatóide

A Artrite Reumatoide é uma doença autoimune que atinge milhares de pessoas, mais especificamente, 1% da população mundial. O sistema imunológico do corpo é o grande responsável pelo desenvolvimento da inflamação crônica que afeta as membranas sinoviais, ou seja, os tecidos que revestem internamente as juntas e articulações do corpo.

A doença, que se manifesta dentre os 30 e 50 anos, acomete três vezes mais as mulheres devido aos hormônios femininos. As partes do corpo mais atingidas são as mãos e os pés.

Os sintomas incluem rigidez, dor, inchaço e aumento da temperatura nas articulações, surgimento de nódulos reumatoides (caroços sob a pele dos braços), fadiga, perda de peso, febre e, quando em estágio avançado, deformidades nas articulações. Com o passar do tempo, as deformações nos pés podem causar limitação funcional e impossibilitar o andar. As deformidades mais comuns são: as joanetes, os dedos em garra e as calosidades na parte frontal dos pés.

Como a doença é autoimune, não há prevenção, mas quanto mais cedo for diagnosticada e tratada, melhores são as chances de evitar complicações e amenizar os sintomas.

Para tratar a doença, é importante consultar um reumatologista que dependendo do estágio recomendará medicamentos para controlar a inflamação, fisioterapia e, em casos graves, cirurgia para eliminar as deformidades. Os medicamentos que podem ser indicados são anti-inflamatórios, esteroides, imunossupressores e drogas anti-reumáticas biológicas ou sintéticas.

Para amenizar as dores e prevenir complicações do pé reumático é necessário usar calçados confortáveis que não apertem, machuquem nem comprometam o movimento dos pés, manter o peso ideal para não sobrecarregar as articulações dos membros inferiores, dormir bem para garantir o bom funcionamento do sistema imunológico, não ficar em uma mesma posição por um longo período e praticar exercícios físicos para corrigir deformidades e movimentos.

 

 

 

Aprenda os 5 passos para obter o PÉ PERFEITO aplicando a metodologia SPA DO PÉ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *