Saiba tudo sobre o ômega 3

Ômega 3

Manter uma alimentação balanceada é fundamental para levar uma vida saudável. Nosso corpo precisa de todos os tipos de nutrientes, vitaminas e minerais, não podemos deixar de consumir nenhuma categoria de alimento. Para entender o papel de cada um deles, acompanhe nosso blog, sempre trazemos artigos que explicam suas características, benefícios, onde encontrá-los, entre outras informações interessantes. Hoje vamos falar sobre o ômega 3, um ácido graxo muito importante para a saúde.

O que é Ômega 3?

O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada, um dos três tipos de ácidos graxos existentes (os outros dois são monoinsaturado e saturado), que segundo estudos e pesquisas, atua fortemente na saúde cerebral e cardiovascular.

Benefícios do Ômega 3

O ômega 3 traz diversos benefícios para o bom funcionamento do coração e circulação sanguínea, pois ele reduz o nível de triglicérides e colesterol, diminui a pressão arterial, previne o entupimento dos vasos sanguíneos  e também tem função anti-flamatória.

Ao consumir regularmente o ômega 3, a visão também é altamente beneficiada. Este ácido graxo está presente no recobrimento da retina que contribui com a transformação do estímulo da luz em estímulo elétrico fundamental no processo da visão.

Outras vantagens que podemos encontrar no consumo de Omega 3 é que ele age na constituição da bainha de mielina, um componente dos neurônios, por tanto, contribui com a  melhora do desempenho cognitivo, da atividade cerebral e comunicação entre as células do cérebro. O resultado pode ser percebido na facilidade de se concentrar, no aprendizado e na memória.

Além desses benefícios, esse ácido graxo também previne diversas doenças como Declínio Mental, Diabetes, Reumatismo, Asma, Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como derrame, e pode ajudar na prevenção até mesmo de alguns tipos de câncer.

Fontes de Omega 3

Nosso organismo não consegue produzir o ômega 3, por isso, precisamos incluir alimentos que contenham esse ácido graxo em nossa dieta. As principais fontes são os peixes, alguns deles contam com maior concentração como o Salmão, Sardinha, Bacalhau, Atum e Cavala. É importante destacar que eles devem ser consumidos cozidos, grelhados ou assados, a fritura destrói o ômega 3.

Apesar, dos peixes serem as principais fontes, outros alimentos como verduras com folhas verdes escuras, linhaça, castanhas e óleos vegetais como o azeite, de canola e de soja, também apresentam o ácido graxo.

Agora que você conhece as principais características do ômega 3, certifique-se se você está incluindo em sua dieta os alimentos que contêm essa gordura poli-insaturada e garanta todos os benefícios que ela pode trazer para sua saúde.

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