Saúde do idoso

Fique atento à saúde do idoso!

Com o avanço da idade a saúde começa a ficar comprometida. As válvulas cardíacas tornam-se mais espessas e rígidas e os músculos e artérias perdem a elasticidade, podendo causar diversas cardiopatias.

As cartilagens se calcificam, gerando dores nas costas e joelhos, os pulmões se enrijecem podendo causar diversos problemas respiratórios, a visão fica comprometida, dentre outras complicações que os idosos podem enfrentar.

Diante dessas vulnerabilidades, a pessoa idosa, isso é, com mais de 60 anos, precisa ter cuidados especiais para aumentar seu bem estar. O principal deles é consultar o médico regularmente, fazer exames de rotina e caso alguma doença seja detectada, iniciar o tratamento o mais rápido possível e tomar corretamente a medicação.

Além disso, é preciso fazer atividades físicas regularmente sobre orientação de um profissional para trabalhar o equilíbrio corporal, fortalecer e alongar a musculatura para facilitar os movimentos do corpo e prevenir fraturas, distensões musculares e dores crônicas.

Manter uma alimentação saudável é imprescindível para o bom funcionamento do corpo de forma geral, não só apenas na 3ª idade como ao longo da vida toda. Evitar frituras, gorduras e excesso de açúcar e carboidratos ajuda a manter as taxas de colesterol, triglicérides e glicemia estáveis.

Beber leite e seus derivados também é muito importante para manter os osso s fortalecidos, tomar sol todos os dias antes das 10h e depois das 16h com protetor solar também contribui para absorção de vitaminas.

Segundo estatísticas, no Brasil 30% dos idosos caem pelo menos uma vez no ano. As quedas podem resultar em fraturas graves e até mesmo na morte. Para evitá-las também é preciso se precaver, mantendo os ambientes bem iluminados, retirando tapetes do chão, colocando corrimão no banheiro, corredores e escada, evitando o uso de chinelos e pantufas, mantendo os pisos sempre secos, não encerando os pisos, não deixando objetos jogados no chão e não subindo em escadas e cadeiras.

Agora que você já conhece os cuidados necessários que devemos ter com pessoas da melhor idade, atente-se para cuidar melhor de você e das pessoas queridas que estão nessa fase da vida.

Aprenda os 5 passos para obter o PÉ PERFEITO aplicando a metodologia SPA DO PÉ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *