Fissuras Calcâneas e suas complicações

Fissuras Calcâneas e suas complicações

Nós investimos bastante em saúde e beleza, mas muitas vezes acabamos não dando muita importância para nossos pés. Eles que nos aguentam o dia inteiro também precisam de atenção, pois podem apresentar diversas dermatopatias que se não tratadas devidamente, evoluem para problemas graves.

Uma comum dermatopatia é a fissura calcânea, popularmente conhecida como rachaduras de calcanhar. Ela é caracterizada por lesões lineares ou estreitas na pele da sola dos pés. As lesões surgem devido ao endurecimento, espessamento e perda da elasticidade da pele e podem ser superficiais ou profundas.

As causas mais frequentes das fissuras calcâneas são alterações climáticas, andar e pisar incorretamente, andar muito tempo com os pés descalços ou com calçados abertos nos calcanhares, hereditariedade, falta de hidratação, alterações vasculares, contato com produtos químicos, micoses, complicações da psoríase e diabetes.
Quando as fissuras tornam-se profundas podem provocar sangramento, dor, ardência e risco de infeccionar. Se forem sintomas da diabetes, os cuidados devem ser redobrados, já que, podem evoluir para melanomas graves, câncer de pele que originam de células que produzem o pigmento da pele.

Para evitar complicações é preciso prevenir e tratar as lesões nos calcanhares. Algumas medidas que ajudam tanto no tratamento como na prevenção do surgimento de novas fissuras são: beber bastante água para manter o corpo hidratado, usar cremes hidratantes para os pés diariamente, não lixar os pés com frequência para não deixar a pele muito fina, alternar o uso de calçados fechado e abertos e consultar um dermatologista, que poderá indicar medicamentos.

Agora que você sabe o que é, os perigos que elas podem causar à saúde, como prevenir e tratar as fissuras calcâneas, fique alerta e não deixe elas evoluírem para complicações graves.

Produto Indicado: Creme Alta Hidratação e Creme de Parafina no tratamento e prevenção das fissuras e peles muito ressecadas. Indicado também para pessoas diabéticas, produtos com selo ANAD.

Aprenda os 5 passos para obter o PÉ PERFEITO aplicando a metodologia SPA DO PÉ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *